Zeca Afonso, nascido José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos em Aveiro no dia 2 de agosto de 1929, foi um cantor e compositor português. É o autor da célebre música Grândola Vila Morena, uma das senhas utilizadas na noite da revolução portuguesa em 25 de abril de 1974.
Nascido no seio de uma família burguesa, era filho do juiz José Nepomuceno Afonso dos Santos, e de Maria das Dores Dantas Cerqueira, professora da instrução primária. O pai beirão, natural do Fundão, e a mãe minhota, de Ponte de Lima.
Viveu em Aveiro até aos três anos, numa casa do Largo das Cinco Bicas, com a tia Gé e o tio Chico, bem como com seu irmão João Cerqueira Afonso dos Santos (1927). Com apenas três anos de idade foi levado para Angola, onde o pai havia sido colocado como delegado do Procurador da República, em 1930. Foi aqui que nasceu, em Silva Porto, a sua irmã Maria Cerqueira Afonso dos Santos.
Em 1949 inscreve-se no curso de Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Volta a Angola e Moçambique, integrado numa comitiva do Orfeon Académico de Coimbra.
Cumpriu, de 1953 a 1955, em Mafra e Coimbra, o Serviço Militar Obrigatório. Pouco depois, começa a lecionar, passando, sucessivamente, por Mangualde, Alcobaça, Aljustrel, Lagos, e Faro. Iniciou as suas funções como professor em Lagos no dia 29 de Outubro de 1957, na Escola Comercial e Industrial Vitorino Damásio.
Em 1956 é colocado em Aljustrel e divorcia-se de Maria Amália. Em 1958 envia os filhos para Moçambique, que ficam ao cuidado dos avós. Entre 1958 e 1959 é professor de Francês e de História, na Escola Comercial e Industrial de Alcobaça.
Apesar das exigências da sua profissão, não esqueceu as suas ligações a Coimbra, onde gravou o seu primeiro disco, em 1958. Foi influenciado pelas correntes de mudança que se faziam sentir naquela localidade, e pelo convívio com figuras como António Portugal, Flávio Rodrigues da Silva, Manuel Alegre, Louzâ Henriques, e Adriano Correia de Oliveira, que marcou especialmente a sua obra Coimbra.
Música de intervenção
Oriundo do fado de Coimbra, foi uma figura central do movimento de renovação da música portuguesa que se desenvolveu na década de 1960 do século XX e se prolongou na década de 70, sendo dele originárias as famosas canções de intervenção, de conteúdo de esquerda, contra o fascismo.
Zeca Afonso ficou indelevelmente associado ao derrube do Estado Novo, regime vigente em Portugal entre 1926 e 1974, uma vez que uma das suas composições, Grândola, Vila Morena, foi utilizada como senha pelo Movimento das Forças Armadas, que instaurou a democracia, em 25 de Abril de 1974.
Zeca Afonso morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987, no Hospital de Setúbal, vítima de esclerose lateral amiotrófica.
Obra publicada
- 1969 - Cantares, editado pela Associação Académica Moçambique
- 1970 - Cantar de Novo - Poemas, editora Nova Realidade
- 1980 - Quadras Populares, edições Ulmeiro
- 1988 - Textos e Canções, editora Assírio & Alvim
Comentários
Enviar um comentário