Irene Lisboa é o nome literário da escritora Irene do Céu Vieira Lisboa, nascida no Casal da Murzinheira, Arruda dos Vinhos, em 25 de dezembro de 1892. Faleceu em Lisboa no dia 5 de novembro de 1958.
Percurso académico
Formada pela Escola Normal Primária de Lisboa, já professora, fez estudos de especialização na Bélgica, em França e na Suíça, após o que foi professora do ensino infantil e depois inspetora orientadora desse mesmo grau.Usou, entre outros, o pseudónimo de João Falco, que abandonou no início da década de 40.
Autora de uma vasta obra, ainda dispersa em várias publicações do seu tempo ou editada em volumes, escreveu literatura para crianças e jovens, texto de pedagogia, crónicas e novelas centradas na descrição de quadros e personagens da vida comum, mas dando sempre passagem para o núcleo intimista e autobiográfico que unifica toda a obra, a começar pelos dois livros de poemas.
Estilo literário de Irene Lisboa
Com as variações que os diferentes géneros implicam, pode dizer-se que o seu estilo é marcado pela oralidade e pela naturalidade, construídas com efeito retórico que rasura um aturado trabalho de escrita. Isto é desde logo visível nos livros para crianças e jovens em que a oralidade, muito trabalhada, não se compadece com facilidades nem infantilismos, abordando a s mais diversas temáticas.
Reconhecimento
A obra literária que produziu foi elogiada por alguns dos seus pares como José Rodrigues Miguéis, José Gomes Ferreira, João Gaspar Simões, Vitorino Nemésio e José Régio, embora nunca tenha tido grande aceitação por parte do público.
Em 19 de Maio de 1989, foi agraciada, a título póstumo, com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.
Arruda dos Vinhos homenageou Irene Ferreira batizando a biblioteca municipal com o seu nome.
Em 19 de Maio de 1989, foi agraciada, a título póstumo, com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.
Arruda dos Vinhos homenageou Irene Ferreira batizando a biblioteca municipal com o seu nome.
Frase de Irene Lisboa
Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma
Comentários
Enviar um comentário